Website counter

quarta-feira, março 28, 2012

A DÍVIDA
Sala Manoel de Oliveira, dia 28 março (quarta-feira), às 21h30 - 2,50 €

Título original: The Debt; realizador: John Madden; Com: Helen Mirren, SamWorthington, Tom Wilkinson; Género: Drama, Thriller; Classificação: M/16 Outros dados: EUA, 2011, Cores, 113 min.

Em 1966, Rachel Singer, David Peretz e Stephan Gold, três jovens agentes do Mossad, conseguem capturar Dieter Vogel, apelidado de "cirurgião de Birkenau", um médico nazi responsável pela atroz desfiguração e morte de centenas de pessoas, que seria posteriormente transferido para Israel e julgado pelos seus crimes. Porém, ao tentar a fuga, ele é supostamente abatido e os três regressam a Israel onde são recebidos com louvor.
Trinta anos após o sucedido, Sarah (Romi Aboulafia), filha de Rachel e David, publica um livro onde relata a missão daqueles que foram sempre considerados heróis de uma nação. É então que é revelada a existência de um homem internado num hospital psiquiátrico ucraniano que afirma ser o verdadeiro "cirurgião de Birkenau", que todos julgavam morto.
A revelação põe em causa o sucesso de uma missão que se acreditou ser bem sucedida, assim como a credibilidade dos agentes e dos próprios serviços secretos israelitas. Agora, cabe a Rachel viajar até Kiev embusca de Vogel e, de uma maneira ou de outra, emendar os erros do passado.
Com argumento de Matthew Vaughn, Jane Goldman e Peter Straughan, uma história de espionagem com acção em dois tempos, realizada por John Madden ("A Paixão de Shakespeare"), num "remake"do filme de Assaf Bernstein. PÚBLICO

terça-feira, março 20, 2012

Exibição do filme "TRAVAUX, ON SAIT QUAND ÇA COMMENCE..."

No âmbito do programa das III Jornadas Literárias de Fafe, e inserida na semana francófona evocada pelo Agrupamento Montelongo, será exibido o filme Travaux, on sait quand ça commence..., da realizadora Brigitte Roüan, sessão promovida pelo Cineclube de Fafe em colaboração com a Alliance Française de Guimarães. A sessão terá lugar na Biblioteca Municipal de Fafe, no próximo dia 21 de março, pelas 15h30 horas, tendo como público alvo os alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo.
Travaux, on sait quand ça commence...

Sinopse: Chantal Letellier é uma "mulher admirável". É advogada e nunca perde um processo. Profissionalmente é um ás, mas na vida privada é uma lástima. Divorciada, tem dois filhos adolescentes "mal educados na perfeição". Quanto ao amor, é o deserto total: não tem tempo. Mas, como o corpo precisa de ser contentado, Chantal cede aos avanços de um cliente. Só que o homem apaixona-se perdidamente e não a larga. Chantal decide fazer obras para tornar a sua casa inacessível e, assim, ver-se livre dele. Como se isso não bastasse, contrata um jovem arquiteto colombiano em situação irregular, para o qual acaba de obter um cartão de residente. Infinitamente agradecido, este vai remodelar-lhe a casa toda, com a ajuda de uma equipa de "trabalhadores clandestinos polivalentes". Ela não pedia tanto!
Classificação: M12 País: França Ano: 2005 Género: Comédia Duração: 95m
Argumento e Realização: Brigitte Roüan
Interpretação: Aldo Maccione, Carole Bouquet, Jean-Pierre Castaldi