Website counter

quarta-feira, novembro 23, 2011

Estão a decorrer as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe

Estão a decorrer, em Fafe, de 23 a 26 de novembro, na Sala Manoel de Oliveira, as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe, subordinadas à temática "Património Material e Imaterial", organizadas pelo Cineclube de Fafe, em parceria com Município de Fafe.

Como já é tradição, estas mantêm um eclético programa dedicado à 7ª Arte. Os aficionados poderão assistir a sessões de cinema, ciclos de autor, palestras e mesas redondas ao longo desses cinco dias.

Assim, o programa iniciou, ontem, dia 23 de novembro, com o ciclo de Cinema dedicado à obra cinematográfica do realizador português Joaquim Sapinho, numa parceria com a produtora Rosa Filmes. Serão exibidos três dos seus filmes: “Corte de Cabelo” (dia 23 de novembro, 4ª feira às 21h30), “Mulher Polícia” (dia 24 de novembro, 5ª feira às 21h30) e “Diários da Bósnia” (dia 26 de novembro, sábado às 21h30). Sessões que decorrerão na Sala Manoel de Oliveira, com entrada gratuita.

Em destaque estará também a filmografia da realizadora Susana de Sousa Dias com a exibição do filme “48”, no dia 25, pelas 21h30, (filme sobre o período de ditadura em Portugal, distinguido em Paris com o Grande Prémio do festival Cinéma du Réel), e “Natureza Morta”, no dia 27, domingo, pelas 10h da manhã.

Após esta sessão de domingo terá lugar uma sessão de cinema dedicada ao público infantil, com início às 11h30.

O programa das VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe contempla também um espaço de debate e reflexão sobre o cinema e o audiovisual, aberto a todos, a decorrer no dia 26 de novembro (sábado), com a participação de personalidades do meio cinematográfico provenientes de Portugal, da Galiza e da Catalunha. A primeira mesa redonda, com início às 11h, será subordinada ao tema “De que forma é que o cinema e o audiovisual podem contribuir para o desenvolvimento regional e local?". A segunda mesa-redonda a realizar pelas 17h, será subordinada ao tema “Plataforma Luso-Galaica de Distribuição (Portugal, Galiza e Catalunha)".

Estas Jornadas apresentam ainda o lançamento do FAFE FILMS FEST, Festival de Cinema de Fafe de curtas-metragens no formato digital, aberto à participação de todos os realizadores (autores), subordinadas ao tema “Património Material e Imaterial” – temática das VI Jornadas – sendo que o presente ano funcionará no formato zero, ou seja experimental. Com esta iniciativa pretende-se também promover o diálogo e a reflexão entre especialistas, cineclubistas, professores, estudantes e demais interessados sobre temáticas de grande importância no contexto informativo e formativo das novas gerações, sensibilizando-as para a riqueza da memória coletiva.

Todas as sessões decorrerão na Sala Manoel de Oliveira e têm entrada gratuita. A não perder!

cineclubedefafe@gmail.com


Suite - estreia nas VI Jornadas de Cinema e Audiovisuais de Fafe - Fafe Films Fest






segunda-feira, novembro 21, 2011

Fafe Films Fest

O Cineclube de Fafe, conjuntamente com o Município de Fafe, vai realizar entre 23 e 27 de novembro de 2011, na sala Manoel de Oliveira, as VI Jornadas de Cinema e Audiovisuais de Fafe subordinado à temática "Património Material e Imaterial".Com esta iniciativa pretende-se promover o diálogo e a reflexão entre especialistas, cineclubistas, professores, estudantes e demais interessados sobre temáticas de grande importância no contexto informativo e formativo das novas gerações, sensibilizando-as para a riqueza da memória coletiva.Neste contexto, prevê-se o lançamento do Fafe Filmes Fest – como forma de melhor alcançar os objetivos das Jornadas. Sendo que o presente ano funcionará no formato zero, ou seja experimental, e cujo Regulamento se anexa.


REGULAMENTO


1 - O FAFE FILMS FEST – Festival de Cinema de Fafe destina-se a filmes no formato digital, estando aberto à participação de todos os realizadores (autores) dos trabalhos que pretendam participar, desde que obedeçam ao tema Património Material e Imaterial - temática das Jornadas de Cinema e Audiovisuais de Fafe.


2 - Só serão admitidos filmes em curtas-metragens no seguinte género: EXPERIMENTAL e/ou DOCUMENTÁRIO.


3 - Poderão concorrer filmes que tenham obtido prémios noutros concursos e/ou festivais de cinema.


4 - Poderão concorrer realizadores profissionais e/ou amadores


5 - Os concorrentes poderão apresentar mais do que um filme. A duração da obra não é preponderante para admissão a concurso, no entanto, recomenda-se que seja respeitado o limite de 50 minutos para a curta-metragem.


6 - As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail: cineclubedefafe@gmail.com , com os seguintes elementos:


a) Dados biográficos do realizador, ou realizadores;


b) Uma sinopse da obra, em português e inglês ou francês;


c) Duas ou mais fotografias referentes ao(s) filme(s), ou desenho que o(s) simbolize, na dimensão mínima de 9x12 cm (300 dpi);e) Um DVD (qualquer formato) do(s) filme(s) em questão.


7 - Deverá ser facultado à organização material publicitário sobre o(s) filme(s), para divulgação junto da Comunicação Social.


8 - A fim de preservar o interesse do concurso, a Organização designará comissões de pré-seleção, em número necessário para o visionamento e escolha de todos os filmes corretamente inscritos, as quais terão a responsabilidade de selecionar os filmes a admitir à "Seleção Oficial".

9 - Os filmes selecionados poderão ser premiados nas seguintes categorias:


Seção Geral


- "Melhor Documentário" - Prémio atribuído pelo Júri Oficial da FAFE FILMS FEST 2011 ao documentário favorito.


Seção Local


-"Melhor Filme FAFENSE" - Prémio atribuído pelo Júri Oficial apenas aos filmes realizados por autores nascidos ou a residir em Fafe.


- "Prémio do Público" - Prémio atribuído pelo público apenas aos filmes realizados por autores nascidos ou a residir em Fafe.


10 - O Júri Oficial será composto por quatro elementos, sendo que um dos elementos é representante da Organização do Festival, sem direito a voto, e que de nenhuma forma poderá influenciar os jurados nas suas apreciações. A presença deste elemento destina-se unicamente a secretariar o Júri Oficial.


11 - Não haverá, em qualquer caso, a atribuição de prémios "ex-aequo".


12 - Desde que a qualidade dos filmes apresentados o justifique, fica reservado ao Júri e à Organização do FAFE FILMS FEST o direito de não atribuir qualquer prémio.


13 - Qualquer filme inscrito poderá ser exibido em todas as sessões realizadas no âmbito do Festival ou em eventuais extensões noutras áreas geográficas, se a Organização do Festival assim o entender.


14 - O filme poderá ser copiado em DVD, exclusivamente para se proceder ao processo técnico de legendagem para Português. Essa cópia ficará posteriormente nos arquivos do Festival.


15 - As cópias dos filmes em DVD deverão ser enviados via CTT ou entregues pessoalmente, até ao próximo dia 24 de Novembro 2011:


FAFE FILMES FEST 2011

Festival de Cinema de Fafe

Cineclube de Fafe

Casa Municipal de Cultura de Fafe

4820-276 Fafe

PORTUGAL


16 - O processo de inscrição encontra-se aberto e decorre até 24 de Novembro de 2011.


17 - A exibição de todos os filmes selecionados ocorrerá durante o dia 27 de Novembro de 2011 na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe.


18 - A participação neste Festival obriga à integral aceitação do presente Regulamento.


19 - A resolução de situações não previstas no presente regulamento é da exclusiva responsabilidade da Organização.

segunda-feira, novembro 14, 2011

25Anos, 25 Artistas: Inauguração

A exposição 25 Anos, 25 Artistas,comemorativa das “bodas de prata” do Cineclube de Fafe, abriu ao público nanoite de sexta-feira, 11 de Novembro, com a presença de parte dos artistas participantes. Concretamente, marcaram a sua presença nasessão César Taíbo, Fernanda Aguiar, Isabel Ferreira Alves, Júlio Cunha, Lourdes Magalhães, Manuel Meira Correia, Nuno Castelo, Ricardo Cunha, Santiagu e Vasco Carneiro.

A sessão contou com a presença do vereador da cultura Pompeu Martins e do presidente do Cineclube João Artur Pinto, além de amigos e cineclubistas.

Na altura própria, comeu-se saboroso bolo-rei e fez-se um brinde com champanhe, aos 25 anos da colectividade aniversariante, há muito uma instituição de referência no quadro da vida cultural da cidade, designadamente na vertente de dinamização do gosto pelo cinema, na organização de jornadas do audiovisual e na criação de novos públicos, a começar pelos escalões etários mais jovens, o estádio onde começa o futuro.

A colectiva (imperdível, pela variedade, pela riqueza e pela importância das obras expostas) vai manter-se patente na Casa Municipal de Cultura de Fafe, até ao dia 30 deste mês, no horário habitual.

Está duplamente de parabéns o Cineclube de Fafe: pela relevante iniciativa e pela auspiciosa efeméride!

Outras fotos, da lavra talentosa de Manuel Meira Correia: